A transport of Jewish prisoners marches through the snow from the Bauschovitz train station to Theresienstadt. [LCID: 69720]

Filme

Navegue uma listagem alfabética de clipes de filmes que mostram eventos importantes acontecidos antes, durante, e depois do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Estes clipes incluem filmes caseiros, filmes propagandísticos, cinejornais, e outros.

Filtrar por título:

| Mostrando resultados 1-25 de 107 para "Filme" |

  • A Alemanha Invade a França

    Filme

    Em maio de 1940 a Alemanha invadiu a França. Este curta-metragem mostra os tanques, a artilharia, e os bombardeiros atacando a Linha Maginot, uma série de fortificações francesas destinadas a proteger a fronteira francesa contra ataques alemães. O ataque mais intenso, no entanto, aconteceu ao norte, através de Luxemburgo, evitando assim aquelas defesas. As forças alemãs entraram em Paris no dia 14 de junho de 1940. Pouco mais de uma semana depois, a derrotada França assinou um armistício com…

    A Alemanha Invade a França
  • A Alemanha invade a Polônia

    Filme

    A Alemanha invadiu a Polônia em 1º de setembro de 1939, deflagrando a Segunda Guerra Mundial. Rapidamente transpassando as defesas da fronteira polonesa, as forças alemãs avançaram em direção a Varsóvia, capital da Polônia. Este filme, composto por curtas-metragens sobre atualidades alemãs, mostra as forças alemãs em ação durante a invasão da Polônia. Varsóvia rendeu-se em 28 de setembro de 1939.

    A Alemanha invade a Polônia
  • A Cantora e Instrumentista Negra Valaida Snow

    Filme

    Na década de 1930, a famosa música de jazz Valaida Snow era conhecida como a "Pequena Louis", porque seu talento no trompete rivalizava com o do legendário Louis Armstrong. Ela tocava em todo o mundo, mas foi uma tournê na Europa que havia de marcá-la para o resto da vida. Durante uma tournê na Dinamarca, na época ocupada pelos alemães, Snow foi presa e aprisionada em Copenhagen. Ainda não se conhece a desculpa dada para a sua prisão ou o que foi feito a ela enquanto prisioneira mas, após sua…

    A Cantora e Instrumentista Negra Valaida Snow
  • A Derrota da Bélgica

    Filme

    As forças alemãs invadiram o oeste europeu em maio de 1940. Como parte de sua estratégia para derrotar a França e a Inglaterra, as forças alemãs invadiram a Bélgica, que era um país neutro durante a Guerra. Cerca de duas semanas após a invasão àquele país, o Rei Leopoldo Segundo ordenou a rendição do exército belga. Neste trecho de filme, um funcionário belga assina o documento de rendição, e milhares de refugiados inundam as ruas conforme as tropas alemãs se movem pelo país.

    A Derrota da Bélgica
  • A destruição de Lídice

    Filme

    Combatentes da resistência tcheca atacaram o alemão Reinhard Heydrich, governador representante do Protetorado da Boêmia e Moravia, em uma emboscada perto da cidade de Praga, em maio de 1942. Reinhard veio a falecer, em 4 de junho de 1942, em decorrência dos ferimentos recebidos. Em retaliação àquele ataque, os alemães destruíram a cidade tcheca de Lídice, no dia 9 de junho de 1942. Os alemães atiraram em todos os homens da aldeia e deportaram a maioria das mulheres e crianças para os campos…

    A destruição de Lídice
  • A Libertação de Bergen-Belsen

    Filme

    As tropas britânicas libertaram o campo de concentração de Bergen-Belsen, Alemanha, em abril de 1945. Eles filmaram as declarações dos membros da sua própria força. Nessas imagens dos militares britânicos, o capelão do exército britânico T.J. Stretch relata sua impressão do campo.

    A Libertação de Bergen-Belsen
  • A queda de Varsóvia

    Filme

    As tropas alemães chegaram junto a Varsóvia nos dias 8 e 9 de setembro de 1939. Durante o cerco àquela cidade, a população e a estrutura física varsoviana sofreram graves prejuízos causados por ataques aéreos e bombardeios de artilharia. Varsóvia acabou por render-se em 28 de setembro. Este filme mostram as tropas alemãs ocupando a cidade. O trecho mostrado faz parte de um conjunto de fimes denominados "Contos da Cidade", feitos por uma unidade de filmagem secreta da resistência polonesa.

    A queda de Varsóvia
  • A remilitarização da Rhineland

    Filme

    As condições do Tratado de Versalhes de 1919 impediam a Alemanha (derrotada na Primeira Guerra Mundial) de estacionar suas forças armadas em uma área desmilitarizada em Rhineland – uma região no oeste da Alemanha, fazendo fronteira com a França, a Bélgica e parte da Holanda. O Tratado estipulava que as forças Aliadas, incluindo as tropas americanas, ocupariam aquela região. No dia 7 de março de 1936, em agressiva violação ao Tratado, Hitler ordenou que as tropas alemãs reocupassem a área.…

    A remilitarização da Rhineland
  • A Área dos Sudetos é Entregue à Alemanha

    Filme

    Este curta-metragem mostra as forças alemãs entrando na área dos Sudetos [cadeia de montanhas situada entre a Polônia, a República Tcheca, e a Alemanha]. Sob os termos do Pacto de Munique, a Alemanha anexou aquela região da Tchecoeslováquia, onde a maioria da população falava o alemão. O Pacto havia sido assinado pela Grã-Bretanha e pela França numa tentativa de evitar uma guerra contra a Alemanha e a Itália. No entanto, não foi permitido que a Tchecoeslováquia, a maior interessada,…

    A Área dos Sudetos é Entregue à Alemanha
  • Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão, 1936

    Filme

    Em 1933, o chefe do Partido Nazista Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha, e rapidamente transformou a frágil democracia daquele país em uma ditadura uni-partidária. A polícia efetuou prisões de oponentes políticos do regime, detendo-os sem processo legal em campos de concentração. O regime nazista também colocou em prática suas politicas raciais, as quais almejavam "purificar" e fortalecer a população alemã "ariana". Uma campanha implacável iniciou a exclusão dos 500 mil judeus…

    Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão, 1936
  • Abrigo Anti-Aéreo em Londres Durante a Blitz

    Filme

    Após a derrota da França, em junho de 1940, a Alemanha iniciou a tentativa de obter superioridade aérea sobre a Grã-Bretanha, como prelúdio à sua invasão àquele território. Durante quase todas as noites os alemães bombardeavam Londres (o que se denominou "A Blitz"), e a população civil da cidade tinha que buscar refúgio -- conforme visto nas cenas deste filme -- em abrigos anti-aéreos ou no sistema de transporte subterrâneo (denominado "Subterrâneo" ou "Tubo"). A despeito de meses de…

    Tags: Reino Unido
    Abrigo Anti-Aéreo em Londres Durante a Blitz
  • Acampamento Cigano Romani perto de Berlim

    Filme

    Este filme mostra um acampamento de ciganos Romani perto de Berlim, na Alemanha, já no último ano da República de Weimar. Embora os romanis já enfrentassem perseguição na Alemanha antes da ascensão dos nazistas ao poder em 1933, os nazistas os consideravam inimigos raciais que deveriam ser identificados e mortos. Dezenas de milhares de romanis foram assassinados pelas Einsatzgruppen (unidades móveis de extermínio) no leste europeu ou então deportados para campos de extermínio na área da…

    Acampamento Cigano Romani perto de Berlim
  • Acampamento de Ciganos Romani na Eslovênia

    Filme

    A Alemanha e seus aliados do Eixo invadiram a Iugoslávia em abril de 1941. Os alemães provavelmente fizeram este filme após ocuparem o sul da Eslovênia, logo em seguida ao armistício italiano em 1943. O filme foi encontrado nos arquivos da Ustasa (partido dos croatas fascistas) após a Segunda Guerra Mundial; ele mostra as terríveis condições de vida que os ciganos Romanis tiveram que enfrentar no norte da Iugoslávia ocupada pelos nazistas.

    Tags: Roma
    Acampamento de Ciganos Romani na Eslovênia
  • Adam Czerniakow, presidente do conselho Judeu em Varsóvia

    Filme

    As forças alemãs entraram na Varsóvia em setembro de 1939, e no mês seguinte ordenaram a criação de um Conselho Judaico (Judenrat) na cidade. Eles escolheram como chefe daquela entidade ao Sr. Adam Czerniakow, membro do antigo Conselho da Comunidade Judaica de Varsóvia. Aqui, neste curta-metragem alemão, uma empresa de propaganda política nazista encena uma reunião entre Czerniakow e residentes do gueto com petições para que as dirigisse às autoridades nazistas. Os alemães esperavam que…

    Adam Czerniakow, presidente do conselho Judeu em Varsóvia
  • Alemanha rejeita o desarmamento e a cooperação internacional

    Filme

    O objetivo da política externa de Adolf Hitler era estabelecer, através de guerras, um império alemão na Europa, mas para isto era necessário a rápida expansão de suas capacidades militares. A Conferência de Desarmamento de Genebra, iniciada em 1932, tinha por objetivo evitar novos conflitos, pois após a carnificina da Primeira Guerra Mundial os europeus tinham medo de novas contendas em seus teritórios. Naquela ocasião, foi pedido que os países reduzissem seus estoques de armamentos, mas…

    Tags: Alemanha
    Alemanha rejeita o desarmamento e a cooperação internacional
  • Anúncio do veredito do Caso Médico

    Filme

    O "Caso Médico" foi um dos doze julgamentos de crimes de guerra julgados por um tribunal norte-americano, como parte dos Procedimentos Subseqüentes de Nuremberg. Foram julgados médicos e enfermeiras que participaram do assassinato de deficientes físicos e mentais alemães e que realizaram experiências "médicas" em prisioneiros dos campos de concentração. Dos réus, dezesseis foram julgados culpados. Destes dezesseis, sete foram sentenciados à morte por haverem planejado e realizado experiências…

    Anúncio do veredito do Caso Médico
  • Após Batalha em Danzig

    Filme

    O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha após sua derrota na Primeira Guerra Mundial, tornou Danzig uma cidade livre, administrada conjuntamente pela Liga das Nações [antecessora da ONU] e pela Polônia. A Alemanha sentiu-se profundamente ressentida pela perda daquela cidade, que tinha uma grande população alemã e, além disto, era um importante porto no Mar Báltico. O retorno de Danzig à Alemanha tonou-se um dos focos da política externa de Adolf Hitler. A Polônia foi invadida pela…

    Após Batalha em Danzig
  • As condições de vida no gueto de Varsóvia

    Filme

    Depois que os alemães criaram o gueto de Varsóvia, em outubro de 1940, as condições se deterioraram rapidamente. Os nazistas controlavam rigorosamente o movimento de qualquer tipo de mercadoria, tanto para dentro quanto para fora do gueto. Não havia comida suficiente para alimentar todos os moradores pois a porção que lhes era fornecida correspondia a menos de 10 por cento da porção de um cidadão alemão não judeu. Correndo grandes riscos, vários judeus tentavam contrabandear comida para…

    As condições de vida no gueto de Varsóvia
  • As condições de vida no Gueto de Varsóvia

    Filme

    Os nazistas fecharam as saídas do gueto de Varsóvia no meio de novembro de 1940. A superpopulação e a falta de comida, provocadas pelos alemães, geraram uma taxa de mortalidade extremamente alta. Quase 1/3 da população de Varsóvia foi amontoada em apenas 2.4 por cento da área da cidade. Os alemães determinaram uma porção diária de comida para os judeus com apenas 181 calorias (OBS: uma pessoa adulta deve comer cerca de 2.500 calorias diariamente). De novembro de 1940 a agosto de 1941, menos de…

    As condições de vida no Gueto de Varsóvia
  • As condições no Gueto de Varsóvia

    Filme

    Os nazistas fecharam as saídas do gueto de Varsóvia no meio de novembro de 1940. A superpopulação e a falta de comida, provocadas pelos alemães, geraram uma taxa de mortalidade extremamente alta. Quase 1/3 da população de Varsóvia foi amontoada em apenas 2.4 por cento da área da cidade. Os alemães determinaram uma porção diária de comida para os judeus com apenas 181 calorias (OBS: uma pessoa adulta deve comer cerca de 2.500 calorias diariamente). De novembro de 1940 a agosto de 1941, menos de…

    As condições no Gueto de Varsóvia
  • As reações ao filme exibido em Nuremberg

    Filme

    O filme "Os Campos de Concentração Nazistas" foi apresentado como prova de acusação no julgamento de Nuremberg. Gravado pelos soldados, enquanto as tropas Aliadas libertavam os campos de concentração, ele foi exibido no Tribunal no dia 29 de novembro de 1945, servindo como prova para o julgamento. Este clipe mostra as reações dos réus e dos demais presentes na Côrte após a exibição do filme.

    As reações ao filme exibido em Nuremberg
  • Bandeira com suástica içada em Versalhes e Paris

    Filme

    As atividades bélicas alemãs no oeste europeu, adentrando com suas tropas pelos Países Baixos e pela França, fragmentaram as frentes formadas pelos Aliados. Durante as seis semanas seguintes, a Grã-Bretanha retirou suas forças militares da área continental da Europa e a França assinou um armistício com a Alemanha. Paris, a capital francesa, foi conquistada pelos alemães no dia 14 de junho de 1940. Este filme mostra as forças alemãs triunfantes, içando uma bandeira com o símbolo da suástica…

    Bandeira com suástica içada em Versalhes e Paris
  • Batalha da Grã-Bretanha

    Filme

    Após a derrota da França em junho de 1940, a Alemanha investiu seus esforços numa tentativa de ganhar superioridade aérea sobre a Grã-Bretanha, como prelúdio a uma invasão contra a Inglaterra. A despeito de meses seguidos de ataques aéreos, a Alemanha não conseguiu destruir a Real Força Aérea da Grã-Bretanha (RAF). No outono de 1940, a invasão foi postergada indefinidamente. A campanha de bombardeamento contra a Grã-Bretanha continuou até maio de 1941. Finalmente, os alemães…

    Batalha da Grã-Bretanha
  • Campo de concentração de Buchenwald

    Filme

    Clipe feito por George Stevens, "O Campo de Concentração Nazista". Estas imagens, extraídas de um documentário alemão, foram compiladas e utilizadas como prova pela promotoria nos Julgamentos de Nuremberg.

    Campo de concentração de Buchenwald
  • Campo de concentração de Nordhausen

    Filme

    Clipe de George Stevens, "O Campo de Concentração Nazista". Estas imagens filmadas pelos próprios alemães foram compiladas como provas e usadas pela promotoria nos julgamentos de Nuremberg.

    Campo de concentração de Nordhausen

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.