A transport of Jewish prisoners marches through the snow from the Bauschovitz train station to Theresienstadt. [LCID: 69720]

Testemunho

Navegue uma listagem alfabética das estórias orais dos sobreviventes. Essas entrevistas descrevem em primeira mão os acontecimentos e estórias pessoais durante o período do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial.

Filtrar por título:

| Mostrando resultados 1-25 de 186 para "Testemunho" |

  • Abraham Bomba Descreve as Câmaras de Gás em Treblinka

    Testemunho

    Abraham foi criado em Czestochowa, na Polônia, e tornou-se barbeiro. Ele e sua família foram deportados do gueto de Czestochowa para o campo de extermínio de Treblinka em 1942. Em Treblinka, Abraham foi selecionado para o trabalho escravo.  Ele era obrigado a cortar o cabelo das mulheres antes que elas fossem levadas para a câmara de gás e ele também separava as roupas dos transportes que chegavam. Abraham escapou do campo em 1943 e conseguiu voltar para Czestochowa. Ele trabalhou em um campo de…

    Abraham Bomba Descreve as Câmaras de Gás em Treblinka
  • Abraham Bomba Descreve as Operações de Asfixia em Treblinka

    Testemunho

    Abraham foi criado em Czestochowa, na Polônia, e tornou-se barbeiro. Ele e sua família foram deportados do gueto de Czestochowa para o campo de extermínio de Treblinka, em 1942. Em Treblinka, Abraham foi escolhido para o trabalho escravo.  Ele era obrigado a cortar o cabelo das mulheres antes que elas fossem levadas para serem asfixiadas na câmara de gás, e ele também separava as roupas dos prisioneiros que chegavam. Abraham escapou do campo em 1943 e conseguiu voltar para Czestochowa. Ele trabalhou…

    Abraham Bomba Descreve as Operações de Asfixia em Treblinka
  • Abraham Bomba Descreve o Corte do Cabelo das Mulheres Antes das Mesmas Serem Asfixiadas por Gás em Treblinka

    Testemunho

    Abraham foi criado em Czestochowa, na Polônia, e tornou-se barbeiro. Ele e sua família foram deportados do gueto de Czestochowa para o campo de extermínio de Treblinka em 1942. Em Treblinka, Abraham foi selecionado para o trabalho escravo. Ele era obrigado a cortar o cabelo das mulheres antes que elas fossem asfixiadas por gás, além de separar as roupas dos prisioneiros nos transportes que chegavam. Abraham escapou do campo em 1943 e conseguiu voltar para Czestochowa. Ele trabalhou em um campo de…

    Abraham Bomba Descreve o Corte do Cabelo das Mulheres Antes das Mesmas Serem Asfixiadas por Gás em Treblinka
  • Abraham Klausner Descreve o Encontro com Sobreviventes do Campo de Dachau

    Testemunho

    O rabino Abraham Klausner era capelão-militar do exército norte-americano. Ele chegou no campo de concentração de Dachau em maio de 1945. Foi designado para a 116a unidade do hospital de evacuação. e trabalhou por cerca de cinco anos em campos-de-deslocados de guerra, auxiliando os sobreviventes judeus.

    Abraham Klausner Descreve o Encontro com Sobreviventes do Campo de Dachau
  • Abraham Klausner Descreve os Esforços para Reunir os Sobreviventes

    Testemunho

    O rabino Abraham Klausner era capelão-militar do exército norte-americano. Ele chegou no campo de concentração de Dachau em maio de 1945. Foi designado para A 116a unidade do hospital de evacuação, e trabalhou por cerca de cinco anos em campos de deslocados de guerra auxiliando os sobreviventes judeus.

    Abraham Klausner Descreve os Esforços para Reunir os Sobreviventes
  • Abraham Lewent Descreve a Fome e a Morte no Gueto de Varsóvia

    Testemunho

    Assim como outros judeus, a família Lewent ficou presa no gueto de Varsóvia. Em 1942, enquanto Abraham se escondia em um espaço apertado, os alemães capturavam sua mãe e irmãs em um ataque surpresa, e elas foram assassinadas. Ele foi enviado para um campo de trabalho forçado próximo, mas conseguiu escapar e voltar para seu pai que continuava no gueto. Em 1943, os dois foram deportados para Majdanek, onde o pai de Abraham morreu. Abraham, mais tarde, foi enviado para os campos de Skarzysko,…

    Abraham Lewent Descreve a Fome e a Morte no Gueto de Varsóvia
  • Abraham Lewent Descreve os Momentos Seguintes à Sua Liberação de uma Marcha-da-Morte Saindo do Campo de Dachau

    Testemunho

    Assim como muitos outros judeus, a família Lewent ficou presa no gueto de Varsóvia. Em 1942, enquanto Abraham se escondia em um espaço apertado, os alemães capturavam sua mãe e suas irmãs durante um ataque surpresa. Elas morreram. Ele foi enviado para um campo de trabalho escravo próximo, mas conseguiu escapar e voltar para seu pai que continuava no gueto. Em 1943, os dois foram deportados para Majdanek, onde o pai de Abraham morreu. Abraham posteriormente foi enviado para os campos de Skarzysko,…

    Abraham Lewent Descreve os Momentos Seguintes à Sua Liberação de uma Marcha-da-Morte Saindo do Campo de Dachau
  • Abraham Lewent Descreve seu Trabalho como Escravo em Varsóvia e o Crescente Antissemitismo Polonês

    Testemunho

    Assim como outros judeus, a família Lewent ficou confinada no gueto de Varsóvia. Em 1942, enquanto Abraham se escondia em um espaço apertado, os alemães capturavam sua mãe e irmãs em um ataque surpresa e as assassinaram. Ele foi enviado para um campo de trabalho forçado próximo, mas conseguiu escapar e voltar para seu pai que continuava no gueto. Em 1943, os dois foram deportados para Majdanek, onde o pai de Abraham morreu. Abraham, mais tarde, foi enviado para os campos de Skarzysko, Buchenwald,…

    Abraham Lewent Descreve seu Trabalho como Escravo em Varsóvia e o Crescente Antissemitismo Polonês
  • Agnes Mandl Adachi descreve as atividades de resgate nas margens do rio Danúbio e a importância de Raoul Wallenberg

    Testemunho

    Em 1939, Agnes estava na Suíça para estudar francês. Ela voltou para Budapeste em 1940. Depois que os alemães ocuparam a Hungria em 1944, Agnes recebeu refúgio na embaixada sueca. Ela, então, começou a trabalhar para o diplomata sueco Raoul Wallenberg em seus esforços para salvar os judeus de Budapeste, inclusive distribuindo salvo-condutos (Schutzpaesse). Quando os soviéticos invadiram Budapeste, Agnes decidiu ir para a Romênia. Após a guerra, ela foi para a Suécia e para a Austrália antes…

    Tags: Resgate
    Agnes Mandl Adachi descreve as atividades de resgate nas margens do rio Danúbio e a importância de Raoul Wallenberg
  • Agnes Mandl Adachi descreve os esforços de Raoul Wallenberg para salvar os judeus da deportação

    Testemunho

    Em 1939 Agnes estava na Suíça para estudar francês, e ela retornou a Budapeste em 1940. Depois que os alemães ocuparam a Hungria em 1944, Agnes recebeu refúgio na embaixada sueca. Ela, então, começou a trabalhar para o diplomata sueco Raoul Wallenberg que efetuava grandes esforços para salvar os judeus de Budapeste, inclusive distribuindo salvo-condutos (Schutzpaesse). Quando os soviéticos invadiram Budapeste, Agnes decidiu ir para a Romênia. Após a guerra ela foi para a Suécia e depois para a…

    Tags: Resgate
    Agnes Mandl Adachi descreve os esforços de Raoul Wallenberg para salvar os judeus da deportação
  • Alan Zimm descreve a libertação de Bergen-Belsen

    Testemunho

    Os alemães ocuparam Kolo em 1939. Em 1942, Alan foi deportado para o gueto de Lodz onde ele trabalhou na distribuição de alimentos. Todo dia, ele levava comida para Mordechai Chaim Rumkowski, presidente do conselho judaico. Em 1944, Alan foi forçado a descarregar as cargas de carvão e munições dos trens em Czestochowa. Em 1945, ele foi enviado para o campo de Dora-Mittelbau. Com o avanço do exército soviético, os prisioneiros foram transferidos para Bergen-Belsen, de onde as forças britânicas…

    Alan Zimm descreve a libertação de Bergen-Belsen
  • Alice Lok Cahana descreve a chegada a Bergen-Belsen

    Testemunho

      A Alemanha ocupou a Hungria em 1944 e, naquele mesmo ano, Alice foi deportada para Auschwitz. Em determinado momento, ela foi selecionada para a câmara-de-gás, mas sobreviveu devido a um defeito mecânico que a mesma apresentou. À medida em que as forças Aliadas se aproximavam daquele campo, Alice e outros prisioneiros foram transferidos para o campo de trabalho de Guben. Alice, sua irmã, e outra menina conseguiram escapar durante uma marcha forçada daquele campo, mas foram encontradas e enviadas…

    Alice Lok Cahana descreve a chegada a Bergen-Belsen
  • Alisa (Lisa) Nussbaum Derman descreve a emigração efetuada pelo movimento Brihah após a Guerra

    Testemunho

    Lisa era uma das três crianças nascidas no seio de uma família judia religiosa. Após a ocupação alemã de sua cidade natal em 1939, Lisa e sua família se mudaram, primeiro, para Augustow e depois para Slonim (no leste da Polônia ocupada pelos soviéticos). As tropas alemãs dominaram Slonim em junho de 1941, durante a invasão da União Soviética. Em Slonim, os alemães estabeleceram um gueto que existiu de 1941 a 1942. Lisa conseguiu fugir de Slonim, e foi, primeiro, para Grodno e, depois, para…

    Alisa (Lisa) Nussbaum Derman descreve a emigração efetuada pelo movimento Brihah após a Guerra
  • Alisa (Lisa) Nussbaum Derman descreve as atividades dos partisans

    Testemunho

    Lisa era uma das três crianças nascidas no seio de uma família judia religiosa. Após a ocupação alemã de sua cidade natal em 1939, Lisa e sua família se mudaram, primeiro, para Augustow e depois para Slonim (no leste da Polônia ocupada pelos soviéticos). As tropas alemãs dominaram Slonim em junho de 1941, durante a invasão da União Soviética. Em Slonim, os alemães estabeleceram um gueto que existiu de 1941 a 1942. Lisa conseguiu fugir de Slonim, e foi, primeiro, para Grodno e, depois, para…

    Alisa (Lisa) Nussbaum Derman descreve as atividades dos partisans
  • Alisa (Lisa) Nussbaum Derman descreve seu envolvimento com o grupo de partisans judeus denominado Nekama (Vingança), liderado por Josef Glazman, na Floresta de Naroch.

    Testemunho

    Lisa e seus dois irmãos pertenciam a uma família judia muito religiosa. Após a Alemanha ocupar sua cidade natal, em 1939, Lisa e sua família se mudaram – primeiro para Augustow e depois para Slonim (no leste da Polônia, na área ocupada pelos soviéticos). As tropas alemãs conseguiram ocupar Slonim em junho de 1941, durante a invasão da União Soviética. Em Slonim, os nazistas criaram um gueto que que esteve em funcionamento de 1941 a 1942. Lisa conseguiu fugir de Slonim e, incialmente, foi para…

    Alisa (Lisa) Nussbaum Derman descreve seu envolvimento com o grupo de partisans judeus denominado Nekama (Vingança), liderado por Josef Glazman, na Floresta de Naroch.
  • Aron (Dereczynski) Derman descreve eventos que ocorreram durante a invasão alemã de Slonim, Polônia

    Testemunho

    Aron nasceu em uma família judia de classe média em Slonim, que era parte da Polônia entre as duas guerras mundiais. Seus pais tinham uma loja de roupas. Depois de estudar em uma escola técnica, Aron trabalhou como operador de filmes no cinema de uma pequena cidade próxima a Slonim. O exército soviético dominou Slonim em setembro de 1939. A guerra entre a Alemanha e a União Soviética estourou em junho de 1941. Aron retornou para Slonim. Os alemães logo ocuparam Slonim e, mais tarde, obrigaram os…

    Aron (Dereczynski) Derman descreve eventos que ocorreram durante a invasão alemã de Slonim, Polônia
  • Barbara Ledermann Rodbell descreve o recebimento de seus primeiros documentos falsos

    Testemunho

    Em 1933, a família de Barbara mudou-se para Amsterdã, na Holanda. Eles tornaram-se amigos de Anne Frank e sua família. Os alemães invadiram a Holanda em 1940. O namorado de Barbara, Manfred, possuía contatos na resistência, e ela conseguiu documentos falsos. Sua mãe, sua irmã e seu pai foram deportados para o campo de Westerbork, e depois para o de Auschwitz. Barbara sobreviveu usando seus documentos falsos e trabalhou para a resistência. Ela ajudou a levar judeus aos esconderijos e, também,…

    Barbara Ledermann Rodbell descreve o recebimento de seus primeiros documentos falsos
  • Bart Stern descreve a deportação para Auschwitz

    Testemunho

    Após a Alemanha ocupar a Hungria, em março de 1944, Bart foi confinado em um gueto criado em sua cidade natal. De maio a julho de 1944, os alemães deportaram os judeus húngaros para o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia ocupada. Bart foi deportado em um vagão de transporte de gado para Auschwitz. Lá, ele foi selecionado para realizar trabalho forçado, perfurando e cavando uma mina de carvão. À medida que as forças soviéticas avançavam em direção ao campo de Auschwitz, em janeiro de…

    Bart Stern descreve a deportação para Auschwitz
  • Bart Stern descreve como conseguiu sobreviver até ser libertado do campo de Auschwitz

    Testemunho

    Após a ocupação alemã da Hungria, em março de 1944, Bart foi forçado a viver em um gueto construído em sua cidade natal. De maio a julho de 1944, os alemães deportaram os judeus da Hungria para o campo de extermínio de Auschwitz na Polônia ocupada. Bart foi deportado em um vagão de transporte de gado para Auschwitz. Em Auschwitz, ele foi escolhido para realizar trabalho forçado, perfurando e cavando em uma mina de carvão. Conforme as forças soviéticas avançavam em direção ao campo de…

    Bart Stern descreve como conseguiu sobreviver até ser libertado do campo de Auschwitz
  • Bella Jakubowicz Tovey descreve a visita que recebeu de um soldado britânico enquanto estava hospitalizada em Bergen-Belsen, após sua libertação

    Testemunho

    Bella era a mais velha dos quatro filhos nascidos no seio de uma família judia em Sosnowiec. Seu pai era dono de uma malharia. Quando os alemães invadiram a Polônia, em 1939, eles se apossaram daquela fábrica. A mobília da família foi entregue [pelos nazistas] a uma mulher alemã. Bella foi levada para trabalhar como escrava em uma fábrica no gueto de Sosnowiec, em 1941. No final de 1942, a família foi deportada para o gueto de Bedzin. Bella foi deportada para o subcampo Graeben de Gross-Rosen em…

    Bella Jakubowicz Tovey descreve a visita que recebeu de um soldado britânico enquanto estava hospitalizada em Bergen-Belsen, após sua libertação
  • Bella Jakubowicz Tovey descreve as condições em Bergen-Belsen

    Testemunho

      Bella era a mais velha dos quatro filhos nascidos no seio de uma família judia na cidade de Sosnowiec. Seu pai era proprietário de uma malharia. Após os alemães invadirem a Polônia, em 1939, eles se apropriaram de sua confecção. A mobília da família foi dada pelos nazistas a uma mulher alemã. Em 1941, Bella foi forçada a trabalhar em uma fábrica do gueto de Sosnowiec. No final de 1942, sua família foi deportada para o gueto de Bedzin, e em 1943 Bella foi enviada para o sub-campo de…

    Bella Jakubowicz Tovey descreve as condições em Bergen-Belsen
  • Bella Jakubowicz Tovey descreve o confisco de propriedades da sua família

    Testemunho

      Bella era a mais velha dos quatro filhos nascidos no seio de uma família judia na cidade de Sosnowiec. Seu pai era proprietário de uma malharia. Após os alemães invadirem a Polônia, em 1939, eles se apropriaram de sua confecção. A mobília da família foi dada pelos nazistas a uma mulher alemã. Em 1941, Bella foi forçada a trabalhar em uma fábrica do gueto de Sosnowiec. No final de 1942 sua família foi deportada para o gueto de Bedzin, e Bella foi enviada para o sub-campo de Gross-Rosen em…

    Bella Jakubowicz Tovey descreve o confisco de propriedades da sua família
  • Bella Jakubowicz Tovey descreve os comentários anti-semitas que ouviu enquanto era forçada a entrar no campo de Graeben

    Testemunho

      Bella era a mais velha dos quatro filhos nascidos no seio de uma família judia na cidade de Sosnowiec. Seu pai era proprietário de uma malharia. Após os alemães invadirem a Polônia, em 1939, eles se apropriaram de sua confecção. A mobília da família foi dada pelos nazistas a uma mulher alemã. Em 1941, Bella foi forçada a trabalhar em uma fábrica do gueto de Sosnowiec. No final de 1942 sua família foi deportada para o gueto de Bedzin, e Bella foi enviada para o sub-campo de Gross-Rosen em…

    Bella Jakubowicz Tovey descreve os comentários anti-semitas que ouviu enquanto era forçada a entrar no campo de Graeben
  • Bella Jakubowicz Tovey descreve um encontro entre seu pai e o líder do conselho judaico de Sosnowiec

    Testemunho

      Bella era a mais velha dos quatro filhos nascidos no seio de uma família judia na cidade de Sosnowiec. Seu pai era proprietário de uma malharia. Após os alemães invadirem a Polônia, em 1939, eles se apropriaram de sua confecção. A mobília da família foi dada pelos nazistas a uma mulher alemã. Em 1941, Bella foi forçada a trabalhar em uma fábrica do gueto de Sosnowiec. No final de 1942 sua família foi deportada para o gueto de Bedzin, e Bella foi enviada para o sub-campo de Gross-Rosen em…

    Tags: Guetos
    Bella Jakubowicz Tovey descreve um encontro entre seu pai e o líder do conselho judaico de Sosnowiec
  • Benjamin (Ben) Meed descreve o incêndio do gueto de Varsóvia durante a revolta daquele gueto em 1943

    Testemunho

    Ben era uma das quatro crianças nascidas em uma família judia religiosa. A Alemanha invadiu a Polônia no dia 1º de setembro de 1939. Depois que os alemães ocuparam Varsóvia, Ben decidiu fugir para o leste da Polônia que estava ocupado pelos soviéticos. Entretanto, ele logo decidiu voltar para sua família, que se encontrava no gueto de Varsóvia. Ben foi designado para um groupo de trabalho fora do gueto e ajudou a contrabandear pessoas para fora do gueto--incluindo Vladka (Fagele) Peltel, um…

    Benjamin (Ben) Meed descreve o incêndio do gueto de Varsóvia durante a revolta daquele gueto em 1943

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.