United States Holocaust Memorial Museum The Power of Truth: 20 Years
Museum   Education   Research   History   Remembrance   Genocide   Support   Connect
Donate
Enciclopédia do Holocausto

 

 

 

História Pessoal

Zigmond Adler

Zigmond Adler

Liege, Bélgica
18 de julho de 1936

Os pais de Zigmond eram judeus tcheco-eslovacos que haviam emigrado para a Bélgica. Sua mãe, Rivka, era costureira especializada em camisas. Ela havia ido para a Bélgica quando muito jovem em busca de emprego estável, seguindo o exemplo de seu irmão Jermie, que havia se mudado com a família para Liege muitos anos antes. Em Liege, Rivka conheceu e casou-se com Otto Adler, um empresário, e ambos estavam ansiosos para aumentar a família.

1933-39: Zigmond nasceu em 1936, mas a sua mãe morreu um ano depois. Seu pai tornou a casar-se, mas o novo casamento não durou. Foi na terceira vez tentativa que ele conseguiu uma vida familiar estável, e logo Zigmond ganhou uma meia-irmã. Quando era criança, Zigmond visitava com freqüência a família do seu tio Jermie, a qual vivia a poucas quadras de distância de sua casa.

1940-44: Zigmond tinha 3 anos quando os alemães ocuparam a Bélgica. Dois anos mais tarde os alemães deportaram seu pai para o trabalho escravo, e sua madrasta resolveu fugir de Liege, entregando Zigmond aos cuidados de seu tio Jermie e sua tia Chaje. Quando os nazistas começaram a capturar os judeus em Liege, alguns amigos católicos do tio Jermie ajudaram ele e sua família a conseguir documentos falso, que escondiam sua identidade judaica, e alugaram uma casa para eles em uma cidade próxima. Dois anos depois, em uma manhã de domingo, bem cedo, a Gestapo veio até a casa. Eles suspeitaram de que havia judeus morando lá.

Zigmond, sua tia, e mais dois primos foram enviados para o campo de internação de Mechelen, e depois para Auschwitz, onde Zigmond, com 7 anos, foi envenenado por gás no dia 21 de maio de 1944.

Copyright © United States Holocaust Memorial Museum, Washington, D.C.