United States Holocaust Memorial Museum The Power of Truth: 20 Years
Museum   Education   Research   History   Remembrance   Genocide   Support   Connect
Donate
Enciclopédia do Holocausto

 

 

 

História Pessoal

Yves Oppert

Yves Oppert

Paris, França
25 de maio de 1909

A mãe de Yves morreu quando ele tinha 7 anos, e ele foi criado na casa do seu avô, o rabino chefe da comunidade judaica asquenazi de Paris. Yves tornou-se um bem sucedido homem de negócios, e era dono de uma rede de lojas de departamentos. Era um ávido alpinista, gostava de jogar tênis, e de corridas de carro e motocicleta. Quando jovem, Yves cumpriu o serviço militar na Corporação Alpina Francesa.

1933-39: Em 1934, Yves casou-se com Paulette Weill, e eles tiveram duas filhas, Nadine em 1935 e Francelyn em 1939. Em 1938, quando a Guerra ameaçava estourar devido à crise da Tchecoslováquia, ele foi convocado pelo Exército Francês e serviu por cinco meses como tenente. Yves foi novamente recrutado em setembro de 1939, quando a França declarou guerra à Alemanha.

1940-44: Yves foi capturado na própria França, durante a invasão alemã. Ele conseguiu escapar, mas permaneceu em sua pátria para lutar contra o inimig. Usando o estoque da sua loja em Saint-Etienne, organizou uma central de distribuição na área francesa não ocupada pelos alemães, em Vichy, de onde distribuia comida, cobertores, barracas, e roupas para a Free French Resistance, a Resistência Francesa Livre. Ele ajudou a esconder crianças judias em conventos e fazendas, além de dar esconderijo a páraquedistas canadenses enorte-americanos. Yves liderou a resistência em Savoy. Logo após a chegada dos Aliados à França, em 1944, ele foi capturado pelos alemães.

Torturado e assassinado, Yves morreu em Etercy, no dia 24 de Junho de 1944, aos 35 anos de idade. Yves foi condecorado póstumamente com a Medalha Militar, com a Legião de Honra, e com a Cruz de Guerra da França.

Copyright © United States Holocaust Memorial Museum, Washington, D.C.