A transport of Jewish prisoners marches through the snow from the Bauschovitz train station to Theresienstadt. [LCID: 69720]

Música

Navegue uma listagem alfabética de músicas (letras e partituras) do período do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Essas composições expressam uma variedade de temas, desde a perda e o desespero à resistência e a esperança.

Filtrar por título:

| Mostrando resultados 1-5 de 5 para "Música" | Próximo >>

  • Batem os Sinos

    Música

    Mordecai Gebirtig, o conhecido poeta e letrista de músicas da língua iídische, nasceu na cidade de Cracóvia, na Polônia, em 1877. Em 1940 ele foi forçado a fugir de sua cidade natal, então ocupada pelos alemães, para Lagiewniki, que não ficava muito distante. Lá, em outubro de 1941, ele escreveu “Batem os Sinos” -- música através da qual ele expressava seus anseios pelo fim da perseguição e da ocupação nazista.

  • Meu Sonho

    Música

    Mordecai Gebirtig, o conhecido poeta e letrista de músicas da língua iídische, nasceu na cidade de Cracóvia, na Polônia, em 1877. Em 1940 ele foi forçado a fugir de sua cidade natal, então ocupada pelos alemães, para Lagiewniki, que não ficava muito distante. Lá, em maio de 1941, ele escreveu “Meu Sonho”, música que discorria sobre sonhos de paz e de fim do sofrimento. Em marco de 1942, Gebirtig foi levado à força para o gueto de Cracóvia, onde foi assassinado em junho de 1942.

  • Nossa Cidade está em Chamas!

    Música

    Mordecai Gebirtig, nascido em 1877, na Cracóvia, Polônia, era um poeta e compositor de músicas populares em ídiche. Ele escreveu "Undzer shtetl brent!" (Nossa Cidade está em Chamas!) em 1936, depois de um massacre na cidade polonesa de Przytyk. Durante a Guerra esta música se tornou muito popular nos gueto da Cracóvia e instigou os jovens a lutarem contra os nazistas. Ela era cantada em muitos guetos e campos e foi traduzida para o polonês e para várias outras línguas. Gebirtig foi morto em…

  • Nossa Primavera

    Música

    Mordecai Gebirtig, nascido em 1877, na Cracóvia, Polônia, era um poeta e compositor de músicas populares em ídiche. Gebirtig estava confinado no gueto da Cracóvia em março de 1942. Em abril de 1942 ele escreveu "Our Springtime" (Nossa Primavera). A letra descreve a desolação e o desespero da vida no gueto.

  • Seu Gatinho Está com Fome

    Música

    O poeta e compositor de músicas populares no idioma ídische, Mordecai Gebirtig, nasceu em 1877,na cidade de Cracóvia, Polônia. Ele tinha três filhas para quem escrevia e declamava seus poemas. As letras se ajustavam a melodias improvisadas e a maioria de suas músicas parecem anotações em um diário. Muitos poemas de Gebirtig falam sobre a vida judaica no leste europeu nos decênios de 1920 e 1930. A canção de ninar “Seu gatinho está com fome” foi escrita do início da década de 20. A letra,…

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.