A transport of Jewish prisoners marches through the snow from the Bauschovitz train station to Theresienstadt. [LCID: 69720]

Documento

Navegue uma listagem alfabética de documentos do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Esses registros datilografados, escritos à mão, e também lembranças artísticas provêm evidências das experiências humanas de antes, durante, e depois do Holocausto e da Guerra.

Filtrar por título:

| Mostrando resultados 1-14 de 14 para "Documento" | Próximo >>

  • A falsa carteira de estudante de Simone Weil

    Documento

    Depois de adotar uma nova identidade, no final de 1943, Simone Weil falsificou sua carteira de estudante de 1938 a 1939 para poder assumir seu nome falso de Simone Werlin. A carteira exibia a matrícula na Escola de Trabalho Social de Estrasburgo. Utilizando documentos forjados e falsificados, Weil pôde se mudar para Chateauroux, na França, e realizar a operação de resgate de crianças judias, como membro da organização de assistência e resgate Oeuvre de Secours aux Enfants (Grupo da Ajuda para…

    A falsa carteira de estudante de Simone Weil
  • Certificado forjado de professora de Simone Weil

    Documento

    Simone Weil utilizou este diploma forjado e outros documentos falsificados para documentar sua nova identidade assumida no final de 1943. Como Simone Werlin, ela podia evitar ser presa e mudar de casa para facilitar o resgate de crianças judias que ela realizava como membro da organização de assistência e resgate Oeuvre de Secours aux Enfants (Grupo da Ajuda para Crianças Judias; OSE). Em 1940, Weil recebeu este diploma da Escola de Trabalho Social de Estrasburgo, que certificava que ela poderia ser…

    Certificado forjado de professora de Simone Weil
  • Documentação para uma identidade falsa: Simone Weil

    Documento

    Simone Weil manteve esta ficha de identificação em branco com sua foto no caso de seu disfarce como "Simone Werlin" ser descoberto e ela precisar criar uma nova identidade falsa. Tanto os lutadores da resistência quanto os funcionários solidários do governo forneceram a ela as assinaturas e os carimbos necessários. Esses documentos falsos ajudaram Simone no seu trabalho de resgatar as crianças judias, como membro da organização de assistência e resgate Oeuvre de Secours aux Enfants (Grupo da…

    Documentação para uma identidade falsa: Simone Weil
  • Identidade Falsa de Ewa Sarnecka, Membro do “Żegota”

    Documento

    Durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas frequentemente usavam identidades falsas e documentos de identidade forjados para escapar das autoridades nazistas. Identidades falsas eram cruciais para combatentes da resistência, trabalhadores humanitários e judeus que esperavam não serem reconhecidos como tais. Criar falsificações convincentes e de alta qualidade exigia dezenas de pessoas trabalhando clandestinamente em conjunto. Fotos e equipamentos de impressão sofisticados também eram necessários.…

    Identidade Falsa de Ewa Sarnecka, Membro do “Żegota”
  • Identidade Falsa de Izabela Bieżuńska, Membro do “Żegota”

    Documento

    Durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas frequentemente usavam identidades falsas e documentos de identidade forjados para escapar das autoridades nazistas. As identidades falsas eram cruciais para os combatentes da resistência, trabalhadores humanitários e judeus que esperavam não serem reconhecidos como tais. Criar falsificações convincentes e de alta qualidade exigia dezenas de pessoas trabalhando clandestinamente em conjunto. Fotos e equipamentos de impressão sofisticados também eram…

    Identidade Falsa de Izabela Bieżuńska, Membro do “Żegota”
  • Identidade Falsa de Tadeusz Sarnecki, Membro do “Żegota”

    Documento

    Durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas frequentemente usavam identidades falsas e documentos de identidade forjados para escapar das autoridades nazistas. Identidades falsas eram cruciais para combatentes da resistência, trabalhadores humanitários e judeus que esperavam não serem reconhecidos como tais. Criar falsificações convincentes e de alta qualidade exigia dezenas de pessoas trabalhando clandestinamente em conjunto. Fotos e equipamentos de impressão sofisticados também eram necessários.…

    Identidade Falsa de Tadeusz Sarnecki, Membro do “Żegota”
  • Nota da execução de Gregor Wohlfahrt

    Documento

    As autoridades de Berlim, Alemanha, enviaram esta nota para Barbara Wohlfahrt, informando sobre a execução do seu marido, gregor, na manhã de 7 de dezembro de 1939. Embora ele fosse físicamente incapaz de servir nas forças armadas, os nazistas o julgaram por sua oposição ao serviço militar devida a suas crenças religiosas. Como Testemunha de Jeová, Gregor acreditava que o serviço militar violava o mandamento bíblico de não matar. No dia 8 de novembro de 1939, o tribunal militar condenou…

    Nota da execução de Gregor Wohlfahrt
  • Notícia de Jornal: "A Tragédia dos Refugiados"

    Documento

    Notícia do jornal San Francisco Chronicle intitulada "A Tragédia dos Refugiados". A notícia se baseou em uma entrevista com Moses Beckelman, do Comitê da Junta Judaica Norte-Americana de Distribuição, uma organização de assistência. Este artigo falava sobre a superlotação de refugiados poloneses e lituanos abandonados em Xangai, em Kobe (Japão), e em Lisboa (Portugal), cidades que eram paradas na rota para a América do Norte e do Sul. A principal causa disso foi a falta de passagens e de…

    Notícia de Jornal: "A Tragédia dos Refugiados"
  • O certificado de professora de jardim de infância de Simone Weil

    Documento

    Em 1940, Simone Weil recebeu este diploma da Escola de Trabalho Social de Estrasburgo, que certificava que ela poderia ser professora do jardim de infância na França. Weil assumiu uma identidade falsa, no final de 1943, para facilitar o resgate de crianças judias que ela realizava como membro da organização de assistência e resgate Oeuvre de Secours aux Enfants (Grupo da Ajuda para Crianças Judias; OSE). Entre os documentos que certificavam a nova identidade de Weil havia uma versão falsificada do…

    O certificado de professora de jardim de infância de Simone Weil
  • Passaporte alemão emitido para Alice "Sara" Mayer (interior)

    Documento

    Passaporte alemão emitido para Alice Mayer no dia 24 de fevereiro de 1939, em Bingen, Alemanha. Ellen a filha de Mayer, também está incluída no passaporte. Tanto o nome da mãe quanto o da filha trazem "Sara" como nome do meio. Este nome do meio tornou-se obrigatório pela lei de 17 de agosto de 1938. A partir daquele dia, todas as mulheres judias da Alemanha tinham de adicionar "Sara" como nome do meio em todos os documentos oficiais. Os homens judeus tinham de adicionar o nome "Israel". Era uma forma…

    Passaporte alemão emitido para Alice "Sara" Mayer (interior)
  • Passaporte Alemão Emitido para Erna "Sara" Schelesinger (interior)

    Documento

    As autoridades da polícia alemã emitiram este passaporte para Erna "Sara" Schelesinger, em 8 de julho de 1939, em Berlim. A primeira página do passaporte exemplifica como as leis alemãs facilitavam a identificação dos judeus na Alemanha. A partir de 1938, as leis alemãs exigiam que as mulheres judias utilizassem o nome do meio "Sara" em todos os documentos oficiais. Os homens judeus tinham de adicionar o nome "Israel". A letra “J” (de “Jude”, que significa “Judeu” em alemão) era…

    Passaporte Alemão Emitido para Erna "Sara" Schelesinger (interior)
  • Planta do Navio “St. Louis”

    Documento

    Planta do navio de passageiros “St. Louis”, movido por dois propulsores, mostrando as cabines e os números dos quartos. Em 1939, este transatlântico alemão transportou quase 1.000 refugiados judeus que buscavam abrigo temporário em Cuba. Ele foi forçado a retornar à Europa após Cuba e Estados Unidos proibirem a entrada dos passageiros em seus territórios.

    Planta do Navio “St. Louis”
  • Projeto do Campo Transitório Westerbork (feito à mão)

    Documento

    O governo holandês criou um campo em Westerbork para internar os refugiados judeus que haviam entrado ilegalmente na Holanda. Este esboço do campo transitório de Westerbork foi feito por um prisioneiro judeu que conseguiu emigrar para os Estados Unidos. No começo de 1942, as autoridades de ocupação alemãs decidiram aumentar Westerbork e torná-lo em um campo de trânsito para judeus. A concentração sistemática dos judeus da Holanda em Westerbork teve início em julho de 1942. De Westerbrok os…

    Projeto do Campo Transitório Westerbork (feito à mão)
  • Radiograma de Moritz Schoenberger Navio "St. Louis"

    Documento

    No dia 25 de maio de 1939, o artista Moritz Schoenberger enviou este radiograma (telegrama enviado por rádio) a partir do transatlântico ", para Havana, Cuba. Naquela viagem o "St. Louis" levava mais de 900 refugiados judeus que fugiam da perseguição nazista. Parte da mensagem do telegrama diz o seguinte: "Física e espiritualmente recuperados e fortificados e muito esperançoso de chegar em Havana no sábado.– Dinheiro recebido. Muito obrigado. Beijos. Papai". O otimismo de Schoenberger não tinha…

    Radiograma de Moritz Schoenberger  Navio  "St. Louis"

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.